Quais são as bandeiras dos cartões de credito?

Anúncio
Anúncio

De forma inicial, podemos dizer que a Bandeiras dos cartões de crédito tem como sua principal função regular a aceitabilidade do cartão em algum estabelecimento, ou seja, em quais locais será possível fazer a compra com aquela forma de pagamento específica.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao que são as bandeiras do cartão de crédito, qual é a diferença entre elas e a operadora, responsável por fazer a emissão do cartão e qual é a melhor.

O que são as Bandeiras dos cartões de crédito?

 As Marcas de Cartões de Crédito são empresas responsáveis ​​pela regulação dos cartões. De forma mais prática, são eles que padronizam os métodos de processamento pelas lojas e validam cada pagamento realizado. Aqui está um exemplo que torna o conceito ainda mais fácil: Você tem um cartão de crédito do Nubank, a operadora. Ele, por sua vez, tem Mastercard como marca. 

Anúncio

 Quando você faz uma compra no supermercado e digita a senha na máquina, neste exato momento da compra, a marca é responsável por validar o equipamento, da comunicação com o Nubank e finalizar a transação. Quando você passa seu cartão em uma máquina e ela não aceita esse cartão, o problema provavelmente está na marca. Nos casos em que não há saldo ou problemas com o limite, a responsabilidade é da operadora.

Anúncio

Quais são as diferenças entre bandeiras e operadoras?

 A operadora é uma instituição responsável pela emissão do cartão e apuração de todos os detalhes como juros, anuidade, limite e assuntos relacionados. Além disso, a marca fica com a questão operacional das compras: ela atua como intermediária entre o cliente, a fábrica e o operador, além de regularizar e padronizar as lojas que serão aceitas por ela.

 Como posso saber a Bandeiras dos cartões de crédito ?

 Esta é uma tarefa muito simples. Agora que você entende o que são bandeiras não terá chance de confundir o operador, por exemplo, encontrá-lo é muito simples. O mais comum é que as operadoras indiquem a bandeira no próprio cartão de crédito.

Anúncio

  Na maioria dos casos, a logomarca de empresas como Visa, MasterCard e Elo é encontrada na parte frontal do cartão, localizada na parte inferior da direita ou superior direita.

 Como saber a bandeira do cartão de crédito pelo número?

 Esta informação, embora muito simples, ainda não é de conhecimento geral do grande público. Vamos lá: Como de costume, cada cartão de crédito tem uma série de números. E, como pode parecer, eles não são escolhidos ao acaso! Cada conjunto de números, chamado de setor, tem a tarefa de identificar algo diferente do cartão.

Anúncio

Quais são as principais Bandeiras dos cartões de crédito do Brasil?

 Agora que você já sabe tudo sobre as bandeiras de cartão de crédito, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais bandeiras do nosso país. 

Anúncio
  • Visa: é aceito em cerca de 200 países e tem cerca de 1 bilhão de cartões emitidos; 
  • Mastercard: é outra das marcas líderes mundiais, com cobertura em cerca de 210 países e 700 milhões de emissões; 
  • American Express: a bandeira foca em pessoas de renda mais alta e pouco utilizadas no Brasil; Seu diferencial é a série de benefícios VIP para os usuários; 
  • Elo: nasceu de uma parceria entre Caixa, Banco do Brasil e Bradesco, e hoje é a terceira bandeira mais utilizada no país.

Anúncio
Anúncio