Como cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anúncio
Anúncio

Você sabia que pode cancelar uma compra no cartão de crédito?

Os cartões de crédito estão mais baratos do que nunca. Os produtos mais simples, como cartões de crédito sem anuidade e cartões de alta renda, são ferramentas práticas e convenientes.

Mas se algo der errado e tivermos que cancelar a compra, o que devemos fazer?

Anúncio

Durante a pandemia, milhares de pessoas viram os seus planos de viagem ir pelo ralo e, como a maioria dos serviços turísticos é comprada / reservada com cartão, a questão permanece: em que situações a transação pode ser cancelada / cancelada?

Anúncio

O que é chamado de estorno?

Descubra os principais cenários onde pode solicitar o cancelamento de uma compra efetuada com cartão e como fazê-lo!

Anúncio

Chargeback, o que é?

Chargeback é o termo usado quando uma compra com cartão de crédito é cancelada pela administradora do cartão de crédito.

A ferramenta tem como objetivo dar mais segurança às transações e proteger o usuário em caso de gastos inadequados, principalmente no caso de compras não presenciais.

Anúncio

Na maioria dos casos, ocorre um estorno se o cliente não reconhecer a compra ou se o produto ou serviço contratualmente acordado não tiver sido recebido e não houver acordo com a empresa.

Anúncio

Em todas as situações, o caso é analisado pela administradora que pode ou não proceder ao estorno.

Quando cancelar uma compra no cartão de crédito

1. A compra não é reconhecida

Este é um dos estornos mais comuns. Você olha para a sua fatura e se depara com uma entrada que não reconhece.

Ou você passa o tempo em casa e recebe uma notificação de que não fez uma compra.

Anúncio
Anúncio

Nesses casos, entre em contato com o centro de atendimento do seu cartão imediatamente para fazer uma reclamação.

O telefone está geralmente na parte de trás do telefone.

Alguns bancos permitem que você registre uma reclamação por meio de serviços bancários pela Internet ou de um aplicativo, o que é muito mais conveniente.

Anúncio

Em qualquer caso, o banco irá analisar a transação e pode aceitar ou não o seu pedido de cancelamento.

Anúncio

Além disso, se uma duplicata for enviada para você, seu cartão será automaticamente bloqueado para compras feitas fora de casa para evitar novas cobranças. Se a reclamação for aprovada, o estorno será feito.

2. Arrependimento de compra

Quem não sentiu essa sensação de arrependimento poucos minutos depois de comprar seu produto?

Se a transação foi feita pela internet ou telefone, assim que ocorrer esse sentimento, entre em contato com a empresa e solicite o cancelamento.

Dependendo do pagamento antecipado, você pode até impedir o envio do pedido, o que agiliza o processo de estorno.

Caso efetue a compra somente após o recebimento, o artigo 49 da Lei de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução do produto em até sete dias.

Entrega gratuita independente do motivo.

Por exemplo, se você comprou uma mala nova online, mas não gostou do material ou modelo, pode devolvê-la facilmente, desde que dentro do prazo.

3. O produto ou serviço não foram entregues

Se você fizer uma compra, mas o produto ou serviço não foi entregue, você também pode solicitar o cancelamento da taxa.

Em primeiro lugar, é necessário contactar o serviço online ou pessoalmente e verificar o motivo do atraso. Se você não conseguir chegar a um acordo com a empresa, encontre a administradora do cartão e solicite o estorno.

É importante que você tenha registros das tentativas de contato com a instalação, como:  um número de registro ou troca de e-mail.

A situação será analisada pela administradora do cartão de crédito que poderá auxiliá-lo na aceitação do seu pedido ou devolução do dinheiro.

Por exemplo, se você comprar um passeio ou excursão durante a viagem, mas o serviço não for realizado, você pode solicitar um estorno.

Cancelar compra no cartão de crédito: Como receber o valor de volta?

De qualquer maneira, os valores serão reembolsados ​​por meio de crédito na fatura.

Mesmo que a fatura já tenha sido paga, e a compra esteja cancelada o crédito será utilizado para descontar as compras futuras.

Por favor, entenda que o estorno não será feito imediatamente e pode levar até duas faturas para processar. Em qualquer caso, peça sempre o comprovativo de reembolso.

Contudo, se você cancelar seu cartão, precisará entrar em contato com a administradora do cartão para verificar as opções de devolução do dinheiro.

Isso já aconteceu comigo com um cartão do Banco do Brasil que cancelei e depois tive que recomprar. Como eu era / sou cliente do banco, o valor foi automaticamente creditado de volta em minha conta à ordem.

Acredito que outros bancos estão fazendo o mesmo. De qualquer forma, é bom ficar aqui para que você não desista e não receba nenhum reembolso no final.

Anúncio
Anúncio