Saiba como cancelar o seu cartão de credito

Anúncio
Anúncio

Se você deseja descobrir como cancelar o cartão de crédito, por algum motivo, não precisa mais do produto financeiro. Seja por ter encontrado uma alternativa melhor, como um bom cartão sem anuidade, ou por ter se endividado. Dívidas no cartão de crédito, inclusive, não são raras.

Seja por este motivo, ou simplesmente por não desejar mais usar o seu cartão atual, é importante saber como cancelar o cartão de crédito. Pensando em te ajudar, preparamos um conteúdo completo com o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá, então? Tenha uma ótima leitura!

Qual é a diferença entre cancelar e bloquear um cartão de crédito?

 São duas coisas diferentes. Cancelar o cartão de crédito significa encerrar definitivamente o relacionamento com o banco/fintech. Ou seja, você não poderá mais usar esse produto financeiro. Somente se você quiser abrir outra conta no futuro.

Anúncio

  Ao contrário dessa relação permanente, o bloqueio é uma alternativa temporária e pode ocorrer por motivos como: 

Anúncio
  • O cartão foi clonado;
  • Você perdeu seu cartão;
  • roubado / roubado;
  • O cartão está quebrado e você não pode mais usá-lo;
  • O cartão é usado há muito tempo e está realmente desgastado.

 O bloqueio é implementado para que este cartão específico não possa ser usado para outras transações, mas um novo cartão é enviado.

Não quero mais o cartão de crédito, posso apenas bloquea-lo?

O bloqueio vale a pena nos casos em que você deseja receber um novo cartão de crédito. Ou até mesmo quando sabe que no momento não deseja usá-lo, mas pode mudar de ideia no futuro. Isso porque o vínculo com a empresa permanece ativo. Então, caso você esteja em busca de cancelar o cartão de crédito porque perdeu o interesse de permanecer na instituição financeira atual, recomenda-se a alternativa que estamos discutindo em nosso post.

Anúncio

O que considerar antes de cancelar seu cartão de crédito?

A melhor forma de evitar problemas é revisar sua situação para tomar a decisão no momento certo. Afinal, se houver alguma dívida restante e você não pagar, seu nome será colocado na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

 Consulte saldo devedor ou compras parceladas

Antes de solicitar o cancelamento do cartão de crédito, verifique o que está pendente na fatura. Se você tem dependentes, lembre-se de revisar esses valores também.

Anúncio

Mesmo após o cancelamento do cartão de crédito, obviamente, é necessário liquidar qualquer tipo de pendência com o banco. Se tiver compras a prazo, continuará a receber a fatura para pagamento na data habitual. Caso contrário, caso não haja a modalidade de parcelamento, basta combinar o pagamento do valor restante na última fatura antes do cancelamento do cartão.

Anúncio

 Entre em contato com a central de atendimento

Ligue para a central de atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão de crédito. Fale com o assistente e confirme que não há pendências. Caso tenha algum valor remanescente, verifique se é aplicável e efetue o pagamento, conforme indicado acima. Então entre em contato novamente e veja se o valor foi quitado.

Também é possível fazer pelo aplicativo, Internet Banking pelo computador ou pessoalmente. Cada banco/instituição financeira funciona de uma forma específica, por isso é melhor analisar o seu caso especificamente.

Confime o cancelamento do cartão de crédito

O banco deverá emitir um comunicado ou carta oficial indicando o cancelamento e/ou o recebimento de uma fatura zerada. Se isso deixar de acontecer, entre em contato com a central. Pode ser que algum problema tenha acontecido. Nunca deixe a situação passar, já que isso pode levar seu nome para o cadastro de SPC e Serasa.

Anúncio
Anúncio

Destrua o cartão de crédito cancelado

Depois de ter a confirmação do cancelamento, amasse seu cartão e corte-o ao meio. O ideal é destruir o chip para evitar que qualquer problema aconteça. Assim, ninguém conseguirá utilizá-lo.

Anúncio
Anúncio