Análise de crédito: como ser aprovado

Anúncio
Anúncio

É muito comum escutarmos de pessoas que pediram o cartão de crédito mas não conseguiram devido a análise de crédito que foi feita.

Sabendo disso, decidimos criar este post como forma de responder às suas perguntas sobre como funciona uma análise de crédito e por que você não está sendo aprovado no cartão de crédito que tanto quer.

Existem alguns fatores que contribuem para que uma instituição financeira aprove ou não o seu pedido de um cartão de crédito, e caso você não cumpra com esses fatores a empresa geralmente não libera o crédito para você.

Anúncio

Como é a análise de crédito do cartão

Primeiramente, é importante que se entenda o porquê das instituições financeiras realizarem a análise de crédito dos seus possíveis clientes. Observe que um cartão de crédito nada mais é do que um empréstimo que é feito com o banco.

Anúncio

De fato, como todos os empréstimos o cartão de crédito é um investimento de alto risco para o banco pois se o cliente não pagar é a instituição que ficará no prejuízo.

Por isso, as empresas utilizam diversos recursos para analisar os futuros clientes e procurar saber se eles são bons pagadores ou não antes de liberar o cartão.

Anúncio

Uma análise de crédito é dividida em 3 principais ferramentas: a análise dos documentos, o histórico de relacionamento com o banco e a avaliação do CPF em órgãos de proteção de crédito.

Qual é a documentação necessária

A parte da documentação necessária para pedir um cartão de crédito é sempre a mais complicada pois o banco vai pesquisar sobre a sua vida particular.

Anúncio

Vai observar fatores como: se você está empregado e há quanto tempo está trabalhando na empresa, se é dono de uma empresa, se é uma pessoa que trabalha de forma autônoma, ou se estiver desempregada há quanto tempo já está desempregado.

Anúncio

Entre os documentos que se pedem para fazer a solicitação de um cartão de crédito sempre encontramos os seguintes:

  • CPF;
  • RG;
  • Endereço;
  • Data de nascimento;
  • Ocupação;
  • Comprovante de renda

Observe que são documentos simples, porém que dizem muito sobre quem somos para a sociedade, principalmente os 2 últimos documentos.

Existem formas de contratar cartões de crédito como cartões para estudantes universitários, cartões direcionados para pessoas donas de empresa, e até mesmo cartões para negativados.

Anúncio
Anúncio

Por essa razão o comprovante de renda é pedido como uma forma da empresa saber se você está trabalhando e qual é o real salário que você ganha para poder pagar suas faturas do cartão.

Fatores que contribuem com a análise de crédito

Entre os outros fatores que contribuem com a análise de crédito está a avaliação do seu CPF em órgãos de proteção de crédito como SPC e Serasa.

Essas 2 empresas são algumas das que existem no Brasil que recolhem informações bancárias dos cidadãos que possuem vida financeira ativa para mostrar eles são bons pagadores ou não.

Anúncio

O mais famoso deles é o Serasa que possui o escore. Esse score do Serasa serve como uma medida básica para que as instituições financeiras saibam como está o seu nome.

Anúncio

Conforme você vai pagando as suas contas em dia, adquirindo produtos financeiros como investimentos e outros cartões, movimentando suas contas e fazendo compras com seu CPF seu score vai aumentando.

Porém, o contrário também é verdadeiro ao dizer que se você faz muitas compras e não paga ou deixa de pagar suas contas esse número também vai diminuir.

Além disso, o banco também vai observar se você já é cliente dele e qual o tipo de relacionamento que você possui com a instituição financeira.

Caso você esteja procurando por um cartão dos bancos maiores como Santander, Itaú e Caixa Econômica Federal, eles vão valorizar se você tiver uma conta corrente aberta no banco.

Além disso, quando se é correntista do banco em que está pedindo um cartão de crédito análise de crédito feita é ainda melhor.

Escolha o cartão certo para o seu perfil

Um ponto muito importante para que a análise de crédito te beneficie e garanta a aprovação no cartão de crédito é que você escolha o cartão certo para o seu perfil.

Existem diversos cartões de crédito atualmente no mercado por isso você tem um poder de escolha muito maior hoje em dia.

Caso você precisede um cartão que junte pontos para trocar em milhas para que você possa viajar com benefícios, observe os requisitos que a maioria desses cartões pedem.

Em todos os sites dos bancos são oferecidas essas informações para que você não gaste tempo solicitando um cartão que não é feito para o seu perfil.

Cartões como Nubank, o cartão do banco pan, Santander play é super digital são exemplos de cartões que podem ser solicitados se você tem grandes chances de conseguir mesmo se tiver uma renda de salário-mínimo, por exemplo.

Anúncio
Anúncio