Dicas para um melhor uso do cartão de credito

Anúncio
Anúncio

Por falta de controle ou planejamento financeiro, muitas pessoas acabam consumindo mais do que podem. Então, quando se endividam, geralmente culpam o cartão de crédito pelo desequilíbrio financeiro. Mas ele é realmente aquele vilão? A resposta é simples: não!

Nas mãos certas, um cartão de crédito é uma ótima maneira de otimizar suas finanças pessoais, atingir metas e até mesmo fazer seu dinheiro funcionar melhor. Então, para tornar o produto seu melhor amigo, você precisa entender como usar seu cartão de crédito corretamente.

Então pensando na dificuldade que e para manter um bom uso do cartão de credito, selecionamos algumas dicas que te auxiliara com o seu cartão.

Anúncio

 Anote todas as suas despesas

É importante entender como seu dinheiro foi gasto. Portanto, certifique-se de registrar todas as despesas incorridas no cartão de crédito.

Anúncio

O extrato detalhado do cartão também pode ser sua ferramenta de controle. Juntos é possível utilizar uma planilha ou o caderno antigo para realizar o controle financeiro e analisar a qualidade dos seus gastos. De qualquer forma, veja para onde seu dinheiro está indo. Isso possibilita tomar as medidas necessárias para melhorar sua situação financeira.

Uma excelente opção e ter uma planilha financeira onde você consegue anotar todas as suas despesas e seus ganhos.

Anúncio

Crie seu plano financeiro

Recomenda-se que você faça um bom planejamento financeiro antes de usar seu cartão de crédito. Assim você pode se programar e saber quanto pode gastar no cartão para ter dinheiro para pagar o valor total da fatura na data do vencimento. Você também evita o uso desnecessário do cartão, como os famosos itens supérfluos e compras emocionais.

Use apenas um cartão de crédito

Ter apenas um cartão de crédito facilita muito nosso planejamento e controle de custos. Com isso em mente, o ponto que merece mais atenção é a impulsividade na hora de gastar. Quem tem mais de um cartão pode exagerar nas compras e gastar mais do que pode. Quando um cartão atinge seu limite, algumas pessoas começam a usar o outro cartão, e depois o outro… De qualquer forma, eles não conseguem ver  o prejuízo até o próximo mês, quando as contas começarem a chegar.

Anúncio

AVISO

No entanto, essa dica é destinada a quem tem problemas negativos com o cartão de crédito, por isso tende a perder o controle de seus gastos.

Anúncio

Na verdade, se você conseguir um bom controle do seu Financie é interessante ter mais de uma opção de crédito. Hoje em dia podemos usufruir de uma série de vantagens como o cashback ou os famosos pontos/milhas. Portanto, se você tiver mais de uma opção, poderá desfrutar de vários benefícios, dependendo de suas compras.

O limite do cartão de crédito não pode ser superior a 50% do seu salário

Ao usar seu cartão de crédito, você pode ter a sensação errada de que nenhum dinheiro está sendo retirado de sua conta. Isso pode ser definido como a ilusão agradável de nõ estar gastando nem  um centavo. No entanto, o pesadelo começa no momento em que a conta chega em sua casa ou via e-mail. Para evitar maiores problemas, o limite do cartão de crédito não deve ultrapassar 50% do seu lucro líquido, que é o que você ganha após todos os descontos.

Fique atento aos programas de descontos e vantagens

É fácil encontrar cartões de crédito com programas de recompensas e vantagens hoje em dia. Um bom exemplo é o programa de passageiro frequente. Ao comprar com determinados cartões, você ganha pontos que podem ser trocados posteriormente por milhas e passagens aéreas.

Anúncio
Anúncio

Também há pontos que podem ser trocados por combustível ou outros produtos em geral, como gadgets, bicicletas etc. além disso, alguns cartões oferecem descontos de até 50% em cinemas, teatros, partidas de futebol ou compras em lojas parceiras.

Anúncio
Anúncio