Como evitar juros do cartão de crédito

Anúncio
Anúncio

Você está envolvido em dívidas relacionadas ao cartão? Cansado de pagar juros altos e sempre se sentir descontrolado quando a conta fecha? Talvez seja hora de aprender a evitar os juros do cartão de crédito. Por outro lado, se você encontrou este post, veja-o como um ponto positivo! Finalmente, significa que há um desejo de abandonar os juros do cartão de crédito e embarcar em uma busca por uma vida de mais controle financeiro.

E é por isso que estamos aqui. Neste conteúdo, você pode entender o problema dos juros abusivos e aprender a se controlar melhor. Explicaremos como você pode questionar os juros do cartão de crédito e evitar tais cobranças. Continue lendo!

Como evitar os juros do cartão de crédito

Selecionamos dicas essenciais para ensinar o leitor a ganhar cartões de crédito. Evitar esses tipos de taxas está diretamente relacionado ao bom comportamento financeiro. Então continue lendo e descubra como reorganizar seus hábitos de consumo.

Anúncio

1. Não pague o valor mínimo da fatura

Se você pagar apenas o valor mínimo no cartão, você insere automaticamente um crédito rotativo. Esse é um tipo de empréstimo emergencial oferecido pelos bancos, mas cobra juros muito altos e tem um forte potencial de transformar a dívida em uma grande bola de neve. Se você não puder pagar a taxa total, existem duas maneiras principais. Primeiro, analise os juros cobrados sobre a taxa da fatura, uma opção oferecida agora para clientes que não podem pagar o valor total das taxas naquele mês.

Anúncio

2. Juros do cartão de crédito: Observe bem o valor das próximas faturas

Se você já sabe que tem um problema com seus gastos com cartão de crédito, analise cuidadosamente suas próximas contas. Idealmente, para evitar gastar mais do que recebe, o limite do seu cartão de crédito não deve exceder 50% da sua renda líquida mensal (o dinheiro que você mantém após todos os descontos). Lembre-se de nunca usar seu cartão como saída de emergência se você não tiver dinheiro. Quando você vê um limite tão tentador no aplicativo bancário, é comum se iludir que encontrará uma maneira de realizar os próximos pagamentos. No entanto, como mencionado, a conta chegará de uma só vez. E o dano pode ser muito alto!

3. Tenha somente 1 cartão

Idealmente, você deve ter o menor número possível de cartões de crédito. Mesmo que você não pague anuidade, ter cartões adicionais pode sucumbir à tentação do consumo. Se você ganha mensalmente, é interessante ter apenas um cartão de crédito. Se você ganhar semanalmente poderá ter até 3 ingressos para os dias 10, 20 e 30. Isso permite que você compre seis dias antes de cada um deles expirar e 36 dias para pagar. Porém, não se esqueça do planejamento financeiro, caso contrário você poderá acumular muitas parcelas e dificultar o pagamento.

Anúncio

4. Evite parcelar compras

Apesar de ser uma opção viável para quem planeja bem, a grande facilidade de parcelar com cartão de crédito ajuda a aumentar o nível de endividamento das pessoas. Portanto, se você está fazendo pagamentos fixos, precisa estar ciente de que está colocando em risco os próximos meses do orçamento.

5. Questione os juros se necessário

Por fim, se o consumidor estiver ciente dos juros do cartão de crédito, poderá ajuizar o que se conhece como ação de revisão de contrato. Isso porque há juízes em muitos estados brasileiros que entendem que os juros de cartão de crédito cobrados nesses contratos são abusivos, pois a cobrança de juros mensais capitalizados é ilegal. Com isso em mente, pense que é possível ter um bom trabalho nisso. No entanto, você deve lutar por seus direitos, principalmente quando estiver em uma situação complicada, então continue.

Anúncio

Então, se você quer saber como identificar taxas de juros abusivas no cartão de crédito, o bom conselho é sempre estudar. Atualmente, você pode ver várias listas de taxas de cartão de crédito simplesmente acessando o site do banco central. Essa é uma boa maneira de entender o quadro geral e comparar seu banco com outra opção que pode ser atraente.

Anúncio
Anúncio
Anúncio