Pagar fatura atrasada: é possível fazer isso online?

Anúncio
Anúncio

A realidade é que nem sempre a situação está fácil para todos e pagar fatura atrasada pode ser uma realidade. Embora isso não seja o ideal por vezes podemos esquecer de pagar uma conta e então ela acaba ficando atrasada.

Isso não significa que o seu nome será negativado automaticamente, mas você precisa tomar cuidado para que o seu histórico de pagamentos não seja comprometido por isso.

Nesse texto vou te falar sobre como pagar fatura atrasada e se isso é possível fazer diretamente de casa online. Já adianto que sim, é possível e é muito mais simples do que você possa imaginar.

Anúncio

Posso pagar em qualquer banco?

Algo muito importante quando estamos falando sobre pagar fatura atrasada é que existe um mito de que as faturas atrasadas só podem ser pagas no banco de emissão do boleto, mas essa não é a verdade.

Anúncio

Antigamente quando uma fatura atrasava o seu pagamento só era aceito pelo banco que emitiu o boleto, mas desde 2018 é possível sim pagar em qualquer banco, casa lotérica e até mesmo em agências dos Correios.

Essa mudança também aconteceu nos boletos uma vez que agora todos mostram qual é a porcentagem de multas e mora que deverão ser acrescidas de acordo com o tempo de atraso da fatura.

Anúncio

Então você pode sim pagar a sua conta atrasada diretamente do aplicativo do seu banco e automaticamente o valor será corrigido de acordo com a multa que deverá ser paga.

Essa é uma função bem interessante pois você não precisa se preocupar em calcular os juros ou emitir novos boletos, basta que você copie o mesmo código de barra no aplicativo do banco ou escaneie e então automaticamente o valor será novo para você. Por isso não se assuste caso o valor esteja mais alto do que o boleto.

Anúncio

E quando a fatura do cartão estiver atrasada?

Pagar fatura atrasada do cartão de crédito é um assunto à parte pois a dinâmica dos cartões é um pouco diferente de outras contas fixas como luz e água, por exemplo.

Anúncio

Os cartões de crédito funcionam com uma série de juros que não existem em outras contas além disso, a maioria dos cartões funciona dentro de um sistema chamado crédito rotativo.

O crédito rotativo é uma forma de as instituições financeiras de cartão de crédito atribuírem juros para caso você realmente não pague a fatura. O grande problema aqui é que com o passar dos dias a sua fatura pode aumentar de valor exponencialmente.

Por isso não é o ideal atrasar a fatura de cartão de crédito pois você pode acabar entrando em uma bola de neve. Mas caso isso aconteça você precisa tentar pagar o mais rápido possível nem que seja parcelado.

Anúncio
Anúncio

Quando o cartão de crédito tiver sua conta atrasada você além de pagar os encargos necessários também pode ficar sem autorização para utilização do seu cartão.

Essa é uma forma de a instituição financeira se proteger pois se você não está pagando corretamente a fatura há um certo medo de que você não pague as próximas e então o banco fique com saldo devedor.

O que fazer se não puder pagar o valor da conta

Caso você não consiga pagar a fatura existem algumas formas de recorrer a isso sem precisar se complicar totalmente nas suas finanças.

Anúncio

Observe que o ideal é que você tenha um planejamento mas eventualidades acontece e então a primeira coisa que você deve fazer é calcular as suas dívidas sejam fixas ou de cartão de crédito e entender qual é o valor total do seu saldo devedor.

Anúncio

Feito isso, você poderá entrar em contato com todas as agências financeiras em que você está devendo e pedir a negociação dos seus débitos.

Geralmente os bancos fazem essa negociação para que você não fecha a conta ou que você não cancele o cartão de crédito deles. Então você pode conseguir alguns descontos para uma renegociação boa.

Além disso, se tratando de cartão de crédito o ideal é que você não use o cartão por um tempo a não ser que seja realmente necessário pois mesmo que você renegocia a sua dívida você deverá pagar as parcelas negociadas mais a fatura daquele mês e você não poderá renegociar novas faturas até que a última negociação seja paga totalmente.

Pagando um boleto pelo cartão de crédito, é possível?

Caso você perceba que não terá dinheiro o suficiente para pagar alguns boletos você pode recorrer ao pagamento utilizando o cartão de crédito. Assim você evitará de pagar fatura atrasada e estará com sua conta em dia.

Alguns aplicativos como Mercado Pago, picpay, e até mesmo alguns bancos oferecem esse serviço para que você cadastre um cartão de crédito e então pague seu boleto à vista ou parcelado.

O melhor ponto disso é que você poderá jogar esse valor do boleto para o próximo mês, mas lembre-se ainda que você não pague o boleto hoje você deverá pagar esse valor no cartão de crédito depois.

 

Anúncio
Anúncio