Aprenda Como Fazer a Gestão Financeira do seu Home Office

Anúncio
Anúncio

Trabalhar em casa pode ter diversas vantagens, mas é sempre importante saber como fazer a gestão financeira do seu home office. Afinal, o seu lar agora tem as mesmas despesas que uma empresa, além dos seus gastos pessoais. Será que é possível administrar tudo isso?

Felizmente a resposta é sim. Não é de hoje que os trabalhos freelancer e home office vem crescendo, especialmente quando as empresas decidem investir nessa modalidade de trabalho para reduzir custos, mas não são todos os profissionais que se adaptam bem.

A gestão financeira do seu home office é algo que você deve se preocupar e a empresa para qual você trabalha também, pois é sempre uma via de mão dupla. Confira nos próximos tópicos algumas dicas que vão te ajudar a manter o controle das finanças!  

Anúncio

Descubra a importância da gestão financeira do seu home office

Muitas pessoas associam a gestão financeira apenas a redução de custos, investimentos pessoais, administração de ganhos e afins. Tudo isso é muito importante e abordaremos mais adiante, porém, a gestão financeira do seu home office não se resume apenas a isso. 

Anúncio

Com certeza você já deve ter ouvido falar que tempo é dinheiro, e isso não é nenhuma inverdade. Quando não existe uma boa gestão financeira do seu home office, é provável que a sua produtividade seja prejudicada e que você perca oportunidades de trabalho. 

Consequentemente, a empresa onde você trabalha também acaba sendo prejudicada e pode passar a ver o modelo de trabalho à distância como uma má ideia. Neste caso, a gestão financeira do seu home office também deve prever uma boa gestão do seu tempo.

Anúncio

Entenda por que as empresas precisam se preocupar com a gestão financeira do seu home office

Os funcionários que estão em home office, apesar de trabalharem no conforto de casa, precisam de um ambiente específico para exercer suas funções, isso normalmente inclui um espaço com escrivaninha, computador, cadeira adequada, material de trabalho, etc.

Todas essas coisas possuem um custo, assim como a luz e água que são usadas durante o período de trabalho. Esses dois fatores influenciam na gestão financeira do seu home office, pois é comum haver um aumento na conta de energia quando se trabalha em casa.

Anúncio

Se essa não for uma preocupação da empresa para a qual você trabalha, isso contribuirá para uma equipe de funcionários desorganizados, preocupados com as finanças e com baixa produtividade. Por isso é tão importante haver interesse de ambas as partes. 

Anúncio
Entenda o que é gestão financeira do seu home office
Imagem: de Firmbee por Pixabay.

Dicas para melhorar a gestão financeira do seu home office

Agora que você já compreendeu que a gestão financeira do seu home office não inclui apenas a administração dos seus ganhos, nós temos algumas dicas que irão te ajudar a se organizar melhor enquanto estiver nesse modelo de trabalho, confira:

  • Se você for um profissional liberal e sem vínculo empregatício, é fundamental administrar o seu próprio FGTS, remuneração para férias e previdência social (aposentadoria);
  • Faça uso de um aplicativo para organizar as tarefas do seu dia a dia e tenha mais controle sobre o seu tempo de serviço e lazer;
  • Fique sempre atento aos seus gastos e saiba quando determinada aquisição não é viável para o seu atual momento. O mais recomendado é nunca gastar mais da metade do que você ganha por mês; 
  • Crie uma reserva de emergência. Para isso, reserve todos os meses uma parte do seu salário e invista na segurança do seu futuro. 

Talvez você nunca tenha imaginado sobre como trabalhar em casa proporciona mais qualidade de vida, contudo, quando não há uma boa gestão financeira no seu home office, fica mais difícil administrar os seus ganhos e ter dinheiro sobrando no fim do mês.

Habitualmente, os funcionários em home office trabalham com acesso à internet, o que é fundamental para o exercício de suas tarefas, mas sem organização isso também pode ser um “gatilho” para distrações e compras desnecessárias.  

Anúncio
Anúncio

O modelo de trabalho home office beneficia as empresas?

Essa é uma dúvida que muitos empregadores possuem, mas felizmente há diversos benefícios para as empresas, que conseguem, inclusive, reduzir custos. Quando os funcionários trabalham em casa, alguns gastos que a empresa antes tinha, desaparecem.

Um exemplo disso são os custos com transporte, que não precisam mais ser fornecidos pelo empregador. Quando uma empresa oferece refeições no ambiente de trabalho, esse é outro gasto que será reduzido. Entretanto, também há algumas desvantagens no trabalho remoto. 

Não são incomuns os relatos de empresas que passaram a adotar o modelo de trabalho home office e tiveram uma queda na produtividade. Isso normalmente ocorre pela falta de gestão e investimentos tecnológicos, por isso uma alternativa é o modelo de trabalho híbrido.

Anúncio

Saiba o que é modelo de trabalho híbrido e quais são as vantagens para as empresas e funcionários

Pensando nas vantagens para ambos os lados, empregador e funcionários, o modelo de trabalho híbrido vem sendo adotado por muitas empresas atualmente. Essa modalidade consiste em dias de trabalho home office e outros presencialmente no local de serviço.

Anúncio

Algumas das principais vantagens do trabalho híbrido, são: redução de custos com passagens, alimentação e contas da empresa. Mas ainda não acabou, muitos funcionários se sentem mais dispostos quando trabalham alguns dias em casa, o que acaba melhorando a produtividade dos colaboradores. 

Não perca mais tempo, coloque em prática todas as dicas para melhorar a gestão financeira do seu home office e veja os bons resultados do seu planejamento a longo prazo!

Anúncio
Anúncio