Se você puder ter o seu carro zero com desconto, o que faria? O que poucas pessoas sabem, é que quem é MEI tem a chance de conseguir seu carro zero quilômetros com até 30% de desconto. Essa condição permite que o brasileiro tenha a oportunidade de adquirir seu primeiro carro, tanto para o uso no trabalho, quanto para o uso no dia a dia em sua vida pessoal.
Acontece que, para o MEI, a possibilidade recebeu o benefício em 2020, quando o governo precisou pensar em formas de esquentar a economia diante do novo cenário. Porém, com a ideia de conseguir manter a economia girando sem que o brasileiro ficasse prejudicado ou endividado, foi concedida a compra do carro zero com desconto de até 30%.
No entanto, também é possível retirar o veículo direto da montadora, mas com o benefício de ter o desconto no ICMS. Sendo assim, vale a pena consultar as montadoras Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Renault para encontrar seu carro dos sonhos.
Entenda quais são as condições para adquirir o carro zero com desconto
Existem alguns critérios que precisam ser considerados antes do microempreendedor individual continuar levando a ideia adiante. São elas:
- O valor do desconto pode mudar, com o mínimo de 2,5% até 30%. É importante ter em mente que o valor do desconto não é fixo;
- Sempre verifique as políticas da montadora que está vendendo o veículo, pois possa ser que existe alguma política que não combina com o que foi esperado;
- O microempreendedor precisa manter o carro por, pelo menos, um ano. Deste modo, não pode revender, alugar ou trocar durante este período;
- O desconto só será aplicado em carros novos e zerados;
- O registro do carro será feito no nome da empresa, não no nome da pessoa física. Por isso, é importante que tenha a documentação em dia, sem nenhum atraso ou algum problema na documentação que possa vir a prejudicar a empresa;
- É comum que o prazo de entrega do automóvel seja maior do que o esperado.
Como comprar meu carro com desconto?
Depois que verificar se toda a documentação e pendência financeira da empresa está em dia, se dirija até a montadora e converse com o vendedor. Informe que deseja receber o desconto por ser MEI, deste modo, ele irá lhe mostrar as melhores opções.
Além disso, lembre-se que a porcentagem varia de modelo para modelo, assim como de loja para loja, então a dica é olhar em mais de uma. Quando terminar de escolher o carro, chega a hora de finalizar a compra.
Por isso, tenha em mãos o Certificado MEI, a Inscrição Estadual (caso for isento, levar a documentação comprovando) e os documentos que a montadora solicitar amais. Logo após isso, a compra será veiculada ao CNPJ, por tanto, caso os impostos não sejam pagos, ou houver alguma restrição no CNPJ, o veículo pode ser o principal afetado.
Quais são as desvantagens?
Apesar de parecer muito vantagem, considere que há alguns pontos que podem ser desvantajosos para algumas pessoas. Um deles, é que a entrega do veículo pode demorar até 50 dias, o que é muito mais do que em uma compra normal.
Além disso, será necessário comprovar que a empresa obteve faturamento suficiente para a compra do automóvel, uma vez que foi feito para a empresa. Durante a fiscalização, é necessário que ocorra esta comprovação para evitar problemas fiscais.
Neste caso, é vital que a documentação e os impostos não sofram nenhum tipo de problema, pois a restrição pode afetar dolorosamente ao proprietário. Sendo assim, é importante que a decisão de compra seja tomada apenas quando tiver a certeza de que está na hora.
Existem casos, vale apena comprar como pessoa física, mas em caso de dúvida, sempre é válido consultar a opinião de um contador. Aproveite para questionar sobre as questões fiscais que este bem pode implicar no faturamento da empresa.