Cartão para crianças

Anúncio
Anúncio

Hoje ja contamos com a opção de cartão para crianças. explicaremos hoje quais são as opções disponiveis.

Especialistas acreditam que substituir o uso do dinheiro pelo papel é algo inevitável. Isso significa que pessoas com vida financeira ativa terão que se adaptar aos pagamentos com cartão ou meios digitais. E como as crianças se encaixam nesse cenário? Afinal, existe cartão de crédito para crianças?

 A educação financeira deve vir desde a primeira infância. Está ficando cada vez mais claro que aprender a administrar o dinheiro ajuda a formar adultos mais conscientes. Portanto, até as crianças devem entrar em contato com o uso do cartão, mas é claro que essa experiência inicial não pode ser a mesma dos adultos.

Anúncio

Crianças ou adolescentes podem obter um cartão de crédito?

 A lei brasileira não permite que menores de idade tenham cartão de crédito próprio. Essa regra faz sentido, pois o crédito exige responsabilidades que crianças e adolescentes não estão prontos para assumir. Por outro lado, os pais podem fornecer cartões adicionais para seus filhos na maioria dos bancos brasileiros. Este tipo de cartão de crédito está vinculado ao cartão do titular do cartão. A conta é a mesma e o limite é quase sempre compartilhado, pois depende do perfil financeiro do titular do cartão.

Anúncio

 Além dessa opção, muitas fintechs oferecem a possibilidade de criar uma conta digital para menores com cartões de débito ou pré-pagos. A ideia é que, por meio dessas ferramentas, os pais possam proporcionar educação financeira aos filhos e prepará-los para o futuro.

Cartão de crédito ou débito: qual é o melhor para menores?

Existem divergências quanto ao uso do cartão pelos menores. Em uma perspectiva, os cartões são essenciais e precisam fazer parte do cotidiano das crianças. contudo, o não contato com o universo financeiro pode exigir um entendimento abstrato de algo que nós adultos aprendemos de forma mais prática com o dinheiro em espécie.

Anúncio

Para muitos, o cartão de débito pode ser a opção mais adequada para os pais que querem introduzir o cartão na vida financeira dos filhos. Ele tem a vantagem de ser tão seguro e prático quanto o cartão de crédito, mas não dar asas para o endividamento. Além disso, não há cobrança de anuidade e juros. O cartão de débito pode, inclusive, ficar associado a uma poupança, ajudando também no aprendizado das aplicações.

Quais são as opções oferecidas pelos bancos?

Com a permissão dos pais, as crianças podem criar uma conta digital gratuitamente e realizar transações. Um cartão de débito também é oferecido.

Anúncio
OpçãoComo funcionaInstituições que oferecem
Conta digitalCom a permissão dos pais, as crianças podem criar uma conta digital gratuitamente e realizar transações. Um cartão de débito também é oferecido.Banco Inter
Cartão adicionalO responsável titular poderá acompanhar em tempo real os gastos e alterar o limite a qualquer momento, através do aplicativo.Banco Original, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander, Itaú, C6 Bank
Cartão pré-pagoFunciona como uma mesada virtual. O responsável deposita um valor mínimo na conta para que a criança possa usá-lo como crédito.Neagle Bank

Vale a pena oferecer cartão de crédito para crianças?

Anúncio

O ideal é que o limite adicional do cartão de crédito sirva como uma mesada. Para que os filhos saibam administrar seu dinheiro e como gastá-lo, o valor deve ser definido pelos pais e não pode ultrapassar o que foi acordado. Vale lembrar também que as compras parceladas podem te ajudar a contornar o limite na hora das compras.

 Os pais precisam ficar atentos a esse limite, pois uma quantia muito grande dada aos filhos pode não ajudar nas finanças da escolarização. Para que as crianças aprendam a administrar o dinheiro, o limite deve ser menor, permitindo que a criança entenda a dificuldade em atingir seus objetivos e a importância de poupar.

 Como a criança demonstra que já aprendeu algumas lições sobre dinheiro , os pais podem, de acordo com suas possibilidades, aumentar o limite e estimular a criança a não gastar. O melhor de tudo é que os pagamentos são feitos em dinheiro e os pais falam sobre o que foi incluído na conta.

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio