Como juntar dinheiro mesmo que tenha pouco

Hoje em dia é essencial ter conhecimentos básicos sobre a nossas economias. Juntar dinheiro está começando a se tornar um hábito entre as pessoas, ou seja, elas estão se preocupando cada vez mais com seu futuro.

Anúncio

Ter um fundo de reserva é de extrema importância pois nos dá uma “margem” para casos de emergência – doenças, dívidas inesperadas, acidentes e etc.

Ao cuidar do seu dinheiro e administrá-lo bem você não corre o risco de ficar com dívidas acumuladas e ter de fazer empréstimos.

Juntar dinheiro não é difícil

Muitos tem a ideia de que juntar dinheiro não é fácil, mas pelo contrário, economizar é um hábito que precisa ser desenvolvido e com o tempo se torna natural.

Anúncio

Com um bom planejamento, organização e metas fica muito mais fácil de guardar suas economias sem passar por apuros. Tenha metas

Tenha conhecimento do seu estado financeiro, afinal não adianta querer poupar mais do que recebe se você vai precisar para pagar contas fixas como água e luz por exemplo.

Faça levantamentos de todas as suas receitas (aquilo que você recebe) e de todas as despesas fixas e variáveis (Aquilo que você gasta). Sempre registrando quando algo novo surgir.

Saiba diferenciar os gastos essenciais dos gastos extras.

Anúncio

Como juntar dinheiro ganhando pouco

Aqui vamos precisar de um certo conhecimento na matemática para não se perder com os números e na distribuição dos valores.

Se uma pessoa recebe entorno de mil reais e guardar 5% desse valor todo mês – equivalente a 50,00 reais – ao final do ano ela já terá 600,00 reias.

Com esse dinheiro você pode realizar suas metas, continuar a juntar dinheiro para metas maiores ou investir o valor para fazer com que ele renda.

Outra opção é aplicar o mesmo valor todo mês, você irá adicionar mais 50,00 reais ao valor que ficou rendendo e assim ao final do ano seu valor será bem maior do que 600,00 reais.

Anúncio

Você pode guardar seu dinheiro em poupanças, investir em rendas fixas ou variáveis, mas tenha conhecimento de todos os seus riscos.

Bons hábitos de economia

Se você tiver metas estabelecidas seu caminho estará traçado e completamente visível, do começo ao fim. Isso pode ser feito através de anotações num caderno ou por aplicativos de celular próprios para isso.

Juntamente com as metas estipule um prazo para cumpri-la, assim conseguirá se organizar ainda mais.

Uma dica essencial é não gastar mais do que recebe, se acabar fazendo isso você terá que ter todos os seus próximos passos calculados para não se endividar mais.

Não confunda gastos fixos com variáveis, caso contrário você pode acabar gastando um dinheiro que poderia ser usado para fins mais importantes.

Corte gastos desnecessários, esse hábito se fará um bom aliado quando precisa economizar.

Mantenha as contas em dia para não ficar devendo sem perceber.

A economia na comparação de preços pode ser uma boa aliada na hora evitar dívidas desnecessárias.

Além de juntar dinheiro para planos futuros tenha uma reserva para os acontecimentos inesperados, tendo essa reserva você evita ter de retirar dinheiro da sua poupança.

Organização é tudo!

Organização é poder, quem tem controle daquilo que faz consegue manipular seus próximos passos e decisões, com uma probabilidade bem menor de erros e falhas de grande impacto.

Se quer saber mais sobre o assunto de economia, educação financeira ou de como cuidar de seu dinheiro, lei mais aqui.

Anúncio